Temas: NEGRO
Negritude e Liberdade
O povo negro muito já sofreu
Uns ainda continuam sofrendo
Preconceitos, discriminação
Por gente ignorante, ateu
Pessoas desumanas, sem coração.
A negritude não é um defeito
É apenas uma das milhões de cores
Que deus coloriu o mundo
Nessas cores, não há jeito que dê jeito
Só o preto é que dá o retoque final
A toda a beleza natural
Do paraíso que foi feito.
Liberdade de fachada
Não é o que se quer
Queremos mesmo é ser livres
Como deus determinou
Amar e ser amados
Pelos irmãos de outra cor
Viver em paz, sem discórdia
Num mundo de sonhos e de amor.
de Maria Dionésia Santos da Silva
Santa Cruz do Piauí - PI - por correio eletrônico
Atividade
A cultura negra e a música
Que tal dividir os jovens em grupo e solicitar que pesquisem músicas brasileiras que tratem da temática da negritude? A pesquisa pode ser feita em rádios e internet ou biblioteca. Alguns exemplos de músicas: Nega do cabelo duro, Eu sou neguinha?, Negros, 300 anos de Zumbi, Mama África, O preto em movimento, Pérola Negra etc.
Depois, cada grupo escolhe uma música para apresentar. Sugere-se fazer um painel onde todos os jovens ouvirão as músicas selecionadas.
A seguir, pode-se fazer um debate observando, com criticidade, nas letras das músicas, quais aspectos que contribuem para a promoção da cultura negra e outros que reforçam situações de preconceito.
Após essa atividade, assistiremos o video com a musica de Sandra de Sá " Olhos coloridos ".Em seguida observaremos outro video que aborda o tema para melhor reflexão.
a musica “Olhos Colorios “ da cantora Sandra de Sá
o link abaixo segue com o video que aborda o tema " Consiencia Negra "